Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, outubro 30, 2017

Proposta de Desenvolvimento urbano para a Região dos Cajueiros em Maricá.

Proposta de Desenvolvimento urbano para a Região dos Cajueiros em Maricá.





 A 3ª Audiência Pública sobre a Proposta de estratégia para o Desenvolvimento urbano para a Região dos Cajueiros foi realizada na Escola Municipal Marques de Maricá no Jardim Atlântico e ocorreram alguns contratempos, o espaço para a audiência teve que ser improvisado devido a uma forte chuva na cidade de Maricá em 23 de Outubro de 2017.  

 Para não dizer que não falei de flores para variar ocorreram  picos luz e chuva torrencial mas não foi determinante para que não tivesse ocorrido uma das principais etapas prevista neste cronograma de trabalho .


Além dos picos de energia o espaço foi pequeno  para o público presente mas o importante foi que realizamos e  encerramos a Primeira etapa deste  Mega Projeto urbanístico para Maricá que terá o seu término no decorrer de nossos futuros próximos 35 a 50 anos de Maricá. 

O alavancar e implantação deste Projeto dependerá em parte da construção do Porto de Ponta Negra, do retorno das obras e desenvolvimento do Comperj Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, do ConLeste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) e principalmente do crescimento da economia do país. 

Outras etapas ficarão ao encargo e responsabilidade do Governo do Estado como exemplo a Delegacia e o Batalhão de Policia. 

A rede de esgoto em Maricá atualmente não abrange nem dez por cento de todo o território da cidade o que pessoalmente considero uma vergonha a falta de entendimentos entre os órgãos públicos (irresponsáveis) por tratar-se de qualidade de vida e saúde da população.  


As questões abordadas e preocupantes dos moradores presentes na Primeira Oficina ocorrida na Escola dos Cajueiros foram todas mapeadas nas respectivas regiões, Santa Paula, Inoã, São José do Imbassaí, Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu assim como  Cajueiros e seu entorno. 

 No entanto todas as questões de abrangência das consideradas comunidades vizinhas não encontrarão respostas diretas nas propostas para o Desenvolvimento Urbano dos Cajueiros por se tratar de moradores já instalados em suas respectivas áreas, mas caberá sim aos representantes legais da cidade de Maricá buscarem as devidas melhorias para Itaipuçu, Inoã, Santa Paula e São José, no entanto a construção de uma Subestação de Energia deveria ser tratada como emergencial em Itaipuaçu tendo em vista não atender seus usuários a contento.

 Vale ressaltar que este mega empreendimento teve seu iniciou no Governo Washington QuáQuá e dentre todo o desenrolar destas obras estará prevista também a construção de novas estradas portanto tendo-se em vista a possibilidade de no futuro termos uma nova Maricá.  

Nestas Oficinas e Audiências Públicas a população local  apresentou pareceres importantíssimos junto a equipe técnica que desenvolverá o principal projeto para a projeção do Futuro com melhor qualidade de vida local e onde uma das questões mais preocupantes dos moradores é a possibilidade da favelização de Itaipuaçu  e  a que abrange os canais, lagoas e o   meio ambiente foram as demandas mais debatidas e de peso para o bom andamentos destas reuniões deste Mega Projeto.  
Os links correspondentes a todas as reuniões serão encontradas no final da postagem.  
Maria Lopes de Andrade - 

Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,
Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master,Terapeuta Quântica.
Homeopata (não médico), Código 3221-25Código Brasileiro de Ocupações “C.B.O” do Ministério do Trabalho.( Fui Coordenadora de Estágios do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v), Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, 



















https://marialopesetemastransversais.blogspot.com.br/2017/07/propostas-e-diagnosticos-de.html

https://marialopesetemastransversais.blogspot.com.br/2017/09/audiencia-publica-de-proposta-de.html

https://marialopesetemastransversais.blogspot.com.br/2017/09/audiencia-publica-de-proposta-de.html

https://marialopesetemastransversais.blogspot.com.br/2017/10/proposta-de-desenvolvimento-urbano-para.html

Um comentário:

  1. Assim se faz jornalismo com seriedade e inpatcialidade.
    Parabéns Maria Lopes por mais uma Reportagem significativa e fundamental no mínimo para o conhecimento geral da nossa população.
    Com um banco de dados importante e histórico no que tange o Maricá do Futuro.
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir